quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Cãibras na gravidez


Pelo amor, p/ que existem??? não acrescentam em nada! rs..

Bem que as pessoas falam, que uma gestação é bem diferente da outra. Aqueles desejos, azias e cãibras (malditas) que não tive na do Bernardo, tenho nessa gravidez. Noites de grávidas são bem complicadas. Me viro e reviro umas 30 vezes, até achar uma posição confortável, que agrade o Nicolas, e ele não fique pulando e mexendo (é bem difícil dormir, com alguém te cutucando por dentro!). Achada a tal posição, fico ali bem quietinha, até adormecer. Logo depois, a bexiga enche... corro para o banheiro fazer umas gotinhas de xixi. Volto p/ cama, me viro mais um pouco e durmo. No bom do sono, aquele que você já está sonhando, relaxando... de repente, vem aquela fisgada, aquela coisa estranha dos teus músculos tendo vontade própria e uma dor terrível. Me levanto que nem um jato, fico que nem uma louca de madrugada, alongando a perna. Cheia de sono e uns bons 10min são necessários alongando, p/ a tal cãibra não voltar.

De saco cheio de ter essas 'visitas' de madrugada, e também de acordar no susto, por que o Henrique também  anda tendo (ele se acorda gritando, o maior fiasco), resolvi dar uma pesquisada na internet sobre o assunto. Infelizmente descobri que é totalmente normal na gravidez (Aff!), ou seja, fazem parte do pacote de ser mãe!

Peguei umas dicas, talvez ajude quem tenha esse mesmo probleminha:

'Para evitar as cãibras, é importante manter uma alimentação equilibrada e saudável (juraaa que é fácil né?!), que contenha as quantidades de nutrientes necessárias ao organismo da mamãe e do bebê. A dieta da gestante precisa ser rica em fibras, proteínas, sais minerais e vitaminas. (ok, ok a gente até tenta!)

É preciso também ter atenção com a postura: o ideal é manter as costas eretas e, quando a gestante estiver sentada, deve apoiar os pés no chão. Ficar muito tempo na mesma posição também contribui para o aparecimento das cãibras  .

Dicas para aliviar os desconfortos

Massagens e exercícios de alongamento aliviam as dores e os desconfortos causados pelas cãibras. Aliás, pode ser bem gostoso que as massagens sejam feitas com carinho pelo papai do bebê. Mas é importante massagear a musculatura suavemente, sem esfregar. (Fica dica Henrique Mesquita!)

Os exercícios de alongamento também são bastante simples. Logo que as cãibras começarem, respire fundo e tenha calma. Em seguida, tente alongar o músculo que estiver sendo contraído.(a parte de respirar fundo e ter calma, é phoda!)

Para cãibras na panturrilha, force o pé para cima, alongando o tornozelo e relaxando a musculatura da parte posterior da perna. Já se ela estiver ocorrendo no braço, dobre seu antebraço até formar um ângulo reto com o braço.

Dormir com os pés ligeiramente elevados (com o auxílio de um travesseiro) facilita a circulação sanguínea e também é uma boa medida para evitar as cãibras. Durante o dia, a gestante precisa ficar longe dos sapatos com salto, usando apenas calçados confortáveis.'


Fonte: site da Johnson & Johnson


Dizem que comer banana é bom. Tenho minhas dúvidas, pois já estou que nem uma macaca... como banana pura, na batida, com iogurte, com pão (fica bom!). E a dita da cãibra sempre aparece.


Beijos



2 comentários:

  1. Ain amiga esses homens são fiasquentos mesmo, mas é horrível ter essa maldita cãibra, já tive uma vez terrível, imagina ter quase todos os dias...Socorroooo!
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Bah Nessa, q sorte a tua! rs.. uma única vez, to anojada dessas cãibras já! bjus

    ResponderExcluir