segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Amamentar... uma doce e difícil missão.




Amamentar é com certeza uma benção, um dos gestos mais lindos que uma mãe pode fazer para seu bebê. A troca de olhares, o contato, a cumplicidade, o vínculo que se cria, é algo inquestionável. O leite materno tem inúmeros benefícios e tudo mais. Legal, isso todo mundo já sabe, isso todo mundo divulga. Agora a parte difícil de amamentar é bem complicado de achar coisas sobre o assunto, até porque acho que as pessoas tem medo de te falar isso quando está grávida para não deixar as 'mãezinhas' assustadas. (preciso dizer que morro de raiva quando vou em algum lugar e me chamam de mãezinha, não me lembro de ter perdido meu nome quando virei mãe!).

Eu tive uma frustração muito grande, só Deus sabe o quanto eu sofri, por não ter conseguido amamentar o Bernardo. Foi irritante a pressão de todo mundo, de encher o saco mesmo. Mas a pior das pressões foi do Henrique, que do jeito dele, achando que me xingando eu ia conseguir. Foi phoda demais.Quando o Bê nasceu, ele ficou umas 24 horas sem mamar (segundo o pediatra é normal isso acontecer), aí quando a fome bateu no pequeno veio a luta. De início os mamilos do meu peito não tem o tal 'bico', então para Bê pegar o peito era um sufoco, empurrava, chorava, olha nada fácil. Tive grande sorte com as enfermeiras que eu peguei, onde viam que eu tentava e me ajudavam, uma delas me indicou o bico de silicone e as conchas de amamentação.

Bico de silicone

Concha

Com esses acessórios consegui amamentar por uns 15 dias, mas desde o hospital o Bê sempre tomou complemento (NAN), cada dia menos ele queria o peito e mais NAN. Aí logo logo tamebém cai na realidade desisti do peito, até por que meu emocional estava bem abalado. Aí sim o blá, blá, blá whiskas sachê no meu ouvido foi grande. Hoje está aí, bem grande e criado, no máximo teve umas gripes como toda criança normal.

Com o Nicolas foi bem diferente. Quando eu ainda estava na recuperação, logo após o parto,já colocaram ele para mamar, esperto o garoto, não perdeu tempo, foi logo sugando. Olha não sei o que ele estava sugando, pois como o parto foi de cesária, o leite demora um pouco para descer. Mas ele estava lá firme e forte, sugando e sugando. No segundo dia já coloquei as conchas, que também ajudam a fazer o bico e logo já  podia ver o colostro, e o garoto continuava a sugar. Até aí tranquilo... prazer total em amamentar... de noite, começou as dores nos mamilos. No outro dia eu via estrelinhas cada vez que ia amamentar. Mas resisti ali. Quem disse que ser mãe é fácil né?! Dóóóiii, e dóóói muito. Quem vem com o papo que amamentar é fácil, digo de cara que não é. Fácil p/ quem já deve ter os mamilos bem calejados.

Minha sogritcha me apresentou um óleo milagroso que fez o bico do meu peito a ter uma certa resistência. Sem ele, acho que eu teria dado uma mamadeira bem grande para o Nick.... o óleo cria uma película que protege e hidrata a pele. óteeeemooooo! rs...

Esse é o milagroso! =)

A rotina de quem amamenta é puxada, puxada²! Mamadas de 3 em 3 horas, quando  não é antes. Aí o bebê mama mais ou menos 1 hora (ele dorme mamando), tem que fazer arrotar (mais ou menos uns 10 min), trocar as fraldinhas (bebê RN parece um pintinho, mama e já evacua), ou seja, aí já se foram quase duas horas de cuidados com o baby e sobra 1 hora de sono para a mamãe!

Se você pensa em colocar silicone, a hora de saber qual o tamanho é quando se amamenta. Acredite, os peitos, ficam gigantescos. Estou usando sutiã tamanho 48, me diz p/ que tantooo??? Dá uma dor nas costas...

Na gestação o roupeiro fica limitado, quando se amamenta também!!! Tem que usar roupas que facilite a tirada dos senhores peitos p/ fora. Se arrumar continua difícil...

Eu continuo achando dar mamadeira muito fácil! haha! óbvio que vou continuar dando mamazinho nos peitões para o Nick, até por que tudo passa, até a dor! Agora já está beeeem mais tranquilo de amamentar.

Existem algumas coisas que vale a pena investir das milhares e milhares de quinquilharias que inventam no mundo dos bebês e da maternidade. A almofada, poltrona de amamentar, as conchas, o óleo, sutiãs específicos passaram a ser indispensáveis nos meus dias, não abro mão dessas praticidades.

E por favor não vão achar que estou reclamando, é só um desabafo de mãe! rs... =D
Beijos


P.S: esse post fazem uns 6 dias que estou tentando terminar... vamos ver o próximo. Ainda faltaram algumas coisinhas para eu botar, mas vai ficar para depois!






2 comentários:

  1. Miga do meu coração foi um desabafo e tanto hein.. Mais tu é guerreira,parabéns!!

    Miga, não sei se te conforta, mais fiquei preocupada, eu também não tenho o bico do peito em um deles... AFF, o que vai ser de mim quando for mãe, vai doerrrrrrrr muitoooo!! :/ Inda bem que vou ter você para me ajudar, assim espero né! hehe

    Sei que não é para qualquer uma amamentar, é difícil... Fica mais difícil ainda quando as pessoas de fora ficam dando palpites, ninguém merece! Fica tranqüila miga, Deus sabe o esforço que estas fazendo e teu filhote sabe ainda mais... És uma mãe e tanto!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoooroo teus comentários! rs.. amiga o bico do peito pode ser resolvido com a concha, ajuda muito! quando vc vir aqui em casa te dou mais dicas! o problema maior é ter um filho muito brabão! rs.. beijoos

      Excluir